ABRINDO CAMINHOS.
Qual é o jogo que pode colocar
frente à frente, em igualdade de
condições de vitória, crianças, jovens, idosos, deficientes físicos e visuais,
pessoas de diferentes idiomas?
Podem existir outros, mas eu
conheço um em especial que se chama XADREZ.
Foi esse jogo que escolhi para utilizar como
ferramenta de trabalho com um grupo de
crianças e adolescentes que vivem em situação de risco social, e que moram na sua maioria na Favela da Alba, ZONA SUL de São Paulo.
São crianças e adolescentes de
famílias com poucos recursos financeiros, que logo cedo em suas vidas são
obrigadas a vencer diversas adversidades.
Todos os sábados de manhã estas crianças e adolescentes são atendidas por trabalhadores voluntários que oferecem diversos tipos de orientações, que visam oferecer
oportunidades para futuro melhor.
Eu sou um destes voluntários
desde 2006, quando iniciei um Projeto
que tem como objetivo final “abrir
caminhos” na sociedade para estas crianças.
Por isso escolhi o Jogo de Xadrez
como ferramenta de trabalho, pois entendo que o mesmo é bem democrático e não
importa qual a classe social, idade, sexo ou qualquer outra diferença, todos
podem se relacionar através dele.
Então buscamos através do ensino das técnicas para se jogar
xadrez, reunir estas crianças e adolescentes todos os sábados, onde realizarmos
também diversas outras atividades culturais para desenvolvimento da mente.
Segue um resumo do PROJETO que está em prática desde 2006.
PROJETO: “ABRINDO CAMINHOS” através do jogo de Xadrez.
RESULTADO ESPERADO:
“Jovens prontos para mercado de
trabalho e com personalidade para planejar suas vidas e seus futuros”.
Através do jogo de xadrez passar
o conceito para as crianças e adolescentes que seu cérebro deve ser exercitado
constantemente e alimentado com coisas
boas para que seja saudável.
Além de aulas de xadrez também
promover participação em eventos culturais e competições com outras
agremiações.
E quando chegar a idade de
14-15 anos começar a preparar o jovem profissionalmente para o Mercado de
Trabalho.
FORMA DE TRABALHO:
Nossa expectativa é que através
do ensino do jogo de xadrez e outras atividades culturais, possamos envolver crianças e adolescentes por pelo menos 3 horas semanais, de forma que possam desenvolver sua
inteligência humana e espiritual.
É de conhecimento científico que
nosso cérebro precisa ser exercitado e estimulado constantemente para que
esteja cada vez melhor e mais saudável.
Também é de conhecimento
científico que o Jogo de Xadrez é excelente para exercitar o nosso cérebro,
como afirmou com muita propriedade em 1786 o famoso poeta, romancista e
cientista alemão GOETHE; “O xadrez é a ginástica da Inteligência”.
Então escolhemos o Jogo de
Xadrez, para através dele, atrair crianças e adolescentes, que queiram
compartilhar momentos de aprendizado com objetivo de exercitar seu cérebro.
E assim quando chegarem a idade
de 14 anos ou mais, estarem bem
preparadas para começar sua formação profissional.
COMO FUNCIONA?
— REUNIÕES
COM AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS: Todos os sábados dás 10:00 às 12:30 horas.
— As
aulas são desenvolvidas explicando a teoria do jogo do xadrez e também
colocando exercícios práticos, além de desenvolver jogos e competições. Também
são apresentados assuntos culturais de interesse comum, mesmo que o tema não seja referente ao
Xadrez, mas que contribuam para o crescimento intelectual e espiritual.
EVENTOS RELACIONADOS;
— INTERCÂMBIO
COM OUTROS GRUPOS DE XADREZ.
— TORNEIOS
E SIMULTÂNEAS.
— PASSEIOS
CULTURAIS.
— O
XADREZ é divertido.
— O
XADREZ faz conhecer pessoas divertidas e interessantes.
— O
XADREZ ajuda obter melhores resultados na escola.
— O
XADREZ desenvolve a memória.
— O
XADREZ melhora a concentração.
— O
XADREZ desenvolve pensamento lógico.
— O
XADREZ desenvolve a auto confiança.
— O
XADREZ ensina independência e responsabilidade pessoal.
— O
XADREZ desenvolve imaginação e criatividade.
— O
XADREZ melhora a auto disciplina.
— O
XADREZ ensina técnicas de procura.
CONCLUSÃO:
Crianças e adolescentes que
investirem algumas horas de suas vidas todas as semanas por vários anos terão com certeza um
desenvolvimento bem legal de todas suas habilidades, desenvolvendo um corpo e mente saudáveis e
com boas chances de ter um futuro brilhante.
COMO FOI QUE TUDO COMEÇOU?
Quando eu estava com trinta e
poucos anos, vi um anúncio no clube de xadrez de São Paulo procurando um
voluntário para desenvolver um trabalho de ensinar Xadrez para crianças de rua.
O anuncio havia sido colocado por
Daniel Fresnot, então Presidente da Casa Taiguara, um abrigo para crianças de
rua no centro da cidade de São Paulo.
Aquele anuncio mexeu com minha
cabeça e senti grande vontade de me oferecer como voluntário.
Liguei para o Daniel e falei que
tinha interesse, apesar de não ser nem professor e nem um grande jogador de
xadrez. Depois conversamos pessoalmente e fiquei então de me preparar para dar
início nesta atividade.
Preparei uma apostila com as
regras básicas, com diagramas e figuras de xadrez, e com diversas teorias.
Tirei cópias e montei meu planejamento para a primeira aula.
A atividade seria realizada à
noite com início previsto por volta dás 19:30.
Neste horário algumas crianças e
adolescentes que vivem diariamente perambulando pelas ruas de São Paulo vinham
até a Casa Taiguara, podiam tomar banho, se alimentar e receber diversos tipos
de apoio. Algumas delas voltavam para a rua no dia seguinte e algumas optavam
por ficar na casa também durante o dia, mas nada era forçado.
Cheguei na casa no horário
programado e fui apresentado como o Tio que iria ensinar jogar Xadrez.
Haviam crianças de todas as
idades e também adolescentes.
Então reuni todos numa sala,
distribui o material impresso que eu havia preparado e comecei a falar sobre as
regras do jogo enquanto ia mostrando os diagramas e pedindo para eles
acompanharem.
Percebi que nada funcionava e as
crianças estavam ficando bastante irritadas. Foi então que eu comecei a
perceber que estava totalmente equivocado
no meu planejamento para ensinar aquelas crianças.
Comecei a perceber que a maioria,
não sabiam ler e as que sabiam, não conseguiam acompanhar o conteúdo que eu
estava mostrando.
Foi aí que “caiu a ficha” e
percebi que estava totalmente equivocado na forma que eu havia planejado.
O que aquelas crianças e
adolescentes queriam era alguém que pudesse sentar no chão e brincar de jogar xadrez com eles.
Foi então que percebi que eu
precisava descer para o nível de conhecimento deles e não eles subirem ao meu.
Então apenas coloquei o tabuleiro
e as peças e a diversão começou, pois
eles queriam jogar mesmo sem saber as regras.
Com o passar do tempo eles foram
aceitando aprender as regras, valores das peças, etc.
Fiquei um tempo nesta atividade
onde tive um grande aprendizado, sendo o maior deles o seguinte;
“Quando sentir desejo de ajudar pessoas não faça apenas baseado no seu
conhecimento e possibilidades, busque antes orientação divina.
Então procure saber quais as
necessidades daquelas pessoas que você pretende ajudar , e só então faça seu
planejamento, com humildade suficiente para estar disposto a entender a realidade das pessoas
que deseja ajudar.
Pois uma vez que você entra na vida destas pessoas deverá ter
consciência que passará de alguma forma a fazer parte da vida delas e deverá
estar disponível quando necessário”.
Passaram alguns anos e em 2005,
quando conversando com o Jorge Rezala, um amigo que conheci através do jogo de
Xadrez num torneio Interclubes que foi
realizado na Hebraica, ele me contou sobre o trabalho de reforço escolar e
apoio psicológico para crianças e adolescentes
que era realizado por alguns voluntários na Casa Maria Benta.
Eu falei para ele sobre minha
experiência com crianças de rua da Casa Taiguara e então ele me convidou para
desenvolver um projeto de xadrez juntamente com o trabalho que já era
desenvolvido na casa.
E foi assim que em 2006 iniciamos
o projeto na Casa Maria Benta e não paramos mais.
Já completamos 15 anos de novos
aprendizados e cada ano sinto um desejo maior de me dedicar mais a este
projeto.
Minha vida profissional ainda é
muito ativa e portanto não tenho muito
tempo livre para este trabalho. Desta
forma tenho reservado os sábados pela manhã e agradeço muito o apoio que tenho
da família, principalmente da minha esposa que me suporta sempre que necessário.
A ideia então de divulgar o
projeto através deste Blog é obter apoio de outras pessoas que sentirem vontade
de ajudar de alguma forma, seja oferecendo recursos, tempo ou ideias novas.
Sinto vontade de melhorar o
trabalho para as crianças e adolescentes mas também me sinto muito limitado nas
minhas possibilidades, então penso que compartilhando o projeto através do Blog muitas outras
pessoas poderão vir a conhecer o trabalho e vir a participar conosco de alguma
maneira.
Portanto você que já leu até aqui
sinta-se convidado a participar de uma aula que ocorre aos sábados dás 10:00 às
12:30. Para isso basta me enviar um e-mail manifestando o interesse ou se
preferir pode também preencher o cadastro abaixo que entro em contato com você.
Não podendo nos visitar você
poderá participar do Projeto acompanhando através deste Blog todas as notícias
atualizadas.
Obrigado,
Ivon Iglesia Adamucci
Técnico Eletrônico com 42 anos de
experiência na área de informática, mais especificamente Hardware. Desligou-se do mundo corporativo em 2018 após atuar os últimos 30 anos como Gestor de equipes e Gestor de Projetos em empresa especializada em serviços na área
de Telecomunicações. Atualmente dedica-se a sua empresa Xadrez Terapia, onde desenvolveu um método que utiliza o jogo de xadrez como uma ferramenta para exercitar o cérebro e obter melhora de performance.
Conheça meu projeto profissional através do site; xadrezterapia.com
Meu e-mail:
openningways@gmail.com
openningways@gmail.com
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