AULA DO DIA 16/08/14.
Participantes:
GUILHERME
DOUGLAS
KEVIN
ISABELLE
EZEQUIEL
KAUANY
CARLOS
Neste dia conversamos no inicio da aula sobre as diversas possibilidades que o Xadrez nos traz de exercitar nosso cérebro.
Para exemplificar apresentei uma partida jogada onde o jogador de brancas preparou uma cilada ao jogador das pretas e ele caiu direitinho, ou seja, achando que ira ganhar um cavalo, acabou foi perdendo a dama.
Conversamos que no xadrez assim como na vida, quando nos oferecem alguma coisa gratuitamente precisamos ficar esperto pois muitas vezes pode ter alguma "segunda intenção" por trás da oferta.
Segue a partida estudada;
1.e4 - c6, 2.d4 - d5 3.Cc3 - dxe4 4.Cxe4 - Cd7 - 5.Cg5 - Neste momento dei uma parada e refletimos sobre o lance do jogador de Brancas. A primeira pergunta que fiz às crianças foi qual teria sido o erro deste lance? Prontamente eles responderam que o jogador de brancas teria jogado 3 vezes com o cavalo na abertura. Eu ensino a eles que não devemos na abertura jogar 2 vezes com a mesma peça antes de completar o desenvolvimento.
Então eu disse a eles que o jogador de brancas visualizou uma possibilidade diferente e resolveu arriscar este lance na tentativa de induzir o jogador preto a cair numa armadilha.
Neste momento perguntei a eles qual o lance que eles sentiram vontade de fazer se estivessem jogando de pretas.
Três crianças responderam 5.......- h6, com objetivo de expulsar o cavalo.
E então disse a eles que era justamente isso que o jogador de brancas desejava para que sua cilada pudesse dar certo. Estimulei eles a tentar entender qual era o plano do jogador de brancas após o jogador de pretas responder com 5....-h6.
Eles deram diversas sugestões, porém não conseguiram visualizar qual seria o lance que o jogador de brancas havia preparado.
Então eu fiz o sexto lance das Brancas; 6.Ce6!
Nooossa!, alguém exclamou. Mais um lance de Cavalo professor, e ainda por cima numa casa onde pode ser tomado.
Sim, eu expliquei, não é nada comum, porém neste caso, como o jogador de pretas jogou 5....-h6, este lance mesmo contrariando a teoria de abertura é muito bom na posição. Perguntei a eles então se o jogador de pretas poderia tomar o Cavalo?
Logo eles mataram a charada que não poderia, pois se; (6......- fx36, 7.Dh5+ g6 8. Dxg6++), ou seja as pretas iriam tomar xeque mate. Perceberam a armadilha por trás da oferta gratuita? Desconfiem sempre quando alguém oferece alguma coisa gratuita!
Novamente perguntei qual o lance eles fariam se estivessem de pretas.
A maioria identificou que era obrigatório jogar de dama, pois a mesma estava atacada pelo cavalo, e sugeriram 6,,,,- Da5+.
Legal, falei pra eles, vocês estão sugerindo os mesmos lances que o jogador de pretas realizou.
7.Bd2 para cobrir o xeque e ao mesmo tempo atacando a Dama.
Neste momento eu pedi para eles verificarem qual a quantidade de lances possíveis existiam para a Dama preta nesta posição. Eu sempre gosto de fazer este exercício para que vejam que as possibilidades na nossa vida são muitas, mas, às vezes apenas uma "escolha" é recomendada. Precisamos avaliar as consequências antes de realizarmos nossa "escolha".
Eles me responderam que a Dama tinha 17 lances possíveis para fazer nesta posição.
Pedi para eles descartarem todos que pudessem perceber imediatamente que era ruim.
Descartaram;
Dxa2, Da3, Da6, Db4, Dc3, Dxd2+, Db5, Dc5, De5, Dg5, Dh5, Dc7 e Dd8.
E me disseram que descartaram estes lances porque em todos eles a Dama seria capturada.
Muito bem respondi a eles, vejam que dos 17 possíveis, vocês já identificaram de imediato que 13 são ruins pois perde a Dama. Perguntei então se os 4 lances que que sobraram eram todos possíveis de serem jogados sem nenhum prejuízo material e após algum tempo verificaram que se a Dama saísse da diagonal, a5-d8, o jogador de Brancas poderia jogar mais um lance de Cavalo, o quinto, Cc7+, e após o Rei se mover, o sexto lance de cavalo, Cxa8, ou seja, capturando a Torre preta.
E logo chegaram a conclusão que o único lance bom para não perder a torre seria jogar 7.....-Db6.
Ok, boa conclusão, disse a eles, então de 17 lances possíveis, vocês estão me dizendo que apenas 1 é bom?
Então observei que eles haviam descartado 13 lances que a Dama não poderia fazer pois seria capturada, no entanto, afirmei, são 14 os lances onde a Dama seria capturada. Pedi então para identificarem qual seria o 14º lance?
Houve uma certa demora, mas ao fim descobriram que se; (7....-Dd5 seguiria 8.Cc7+ e após o rei se mover, 9.Cxd5, ou seja, capturando a dama).
Caramba, então dos 17 possíveis apenas 1 é bom?
Isso mesmo! Então a partida seguiu; 7.....- Db6 8.Bd3,
Neste momento questionei a eles se após este ultimo lance das brancas o Cavalo de e6 já poderia ser capturado ou se ainda haveria xeque mate? Então perceberam que se tomassem o cavalo, o rei preto iria ter a casa d8 para fugir.
Então disse a eles que era exatamente isto que as brancas estavam esperando para completar a cilada;
8.....- fxe6 9.Dh5+ Rd8, e vejam a surpresa, as brancas jogam 10. Ba5 e a dama preta será capturada.
Vejam que não adiantaria as pretas terem jogado; (9......- g6, pois neste caso as brancas tomariam de bispo, 10. Bxg6+ e agora o rei preto é obrigado a ir para d8, Rd8, e segue 11. Ba5, ganhando a dama).
Encerrei então a conclusão sobre a armadilha em que caiu o jogador de pretas, por ter resolvido tomar o cavalo sem avaliar todas as consequências.
Na segunda parte da aula, relembrei com Carlos os ensinamentos sobre peões, e entrei na explicação sobre a movimentação dos bispos em "DIAGONAIS".
Ele não sabia o que era uma diagonal e tive que explicar isso antes de explicar sobre os movimentos dos bispos.
Os outros alunos, Guilherme, Isabelle, Douglas e Ezequiel, jogaram entre si para praticarem.
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